quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Areias do Saara atravessam o Oceano Atlântico e chega as Américas



O fenômeno da areia do deserto do Saara, no norte da África atravessar o Atlântico alcançando a América do Sul não é incomun. Isto já foi observado outras vezes, mas não é qualquer tempestade de areia no Saara que se espalha por distâncias tão grandes  É preciso que a circulação dos ventos na alta e média atmosfera esteja favorável.
Um experimento realizado por pesquisadores brasileiros, americanos e alemães, entre fevereiro e março de 2008, coletou amostras de ar sobre a floresta amazônica, na parte preservada da floresta, a 60 km ao norte de Manaus. Este ar com poeira foi colocado numa aparelhagem especial para simular o crescimento das grandes nuvens convectivas, típicas da floresta amazônica, responsáveis pela maior quantidade de chuva que cai sobre região. Estas grandes nuvens convectivas (formadas pelo processo natural de convecção, associado ao calor e a alta umidade do ar) alcançam uma extensão média de 15 e 18 km, entre sua base e o topo, onde se formam os núcleos de gelo, com temperaturas que podem chegar aos 70°C  negativos. A análise química das amostras de ar colhidas na região próxima a Manaus comprovou a presença e a concentração de elementos químicos como alumínio, ferro, silício e manganês semelhantes a da poeira do deserto do Saara.  
Uma das principais conclusões do estudo foi que esta poeira parece ter um papel fundamental para formação dos núcleos de gelo nas grandes nuvens convectivas que crescem sobre a  floresta amazônica, no período mais chuvoso.  Os grãos de areia atuam como uma plataforma de depósito do gelo, facilitando a agregação e posteriormente o aumento dos núcleos de gelo dentro das nuvens.  No fim da história, a poeira saariana nas nuvens amazônicas colabora, e muito, para a chuvarada que cai por lá.
Leia a matéria sobre este estudo, publicada na Revista FAPESP, do qual o pesquisador da Universidade de São Paulo Paulo Artaxo foi um dos autores.

Tags: , , , , , 



Esse post foi publicado de segunda-feira, 14 de junho de 2010 às 0:55, e arquivado em Nacional
Última modificação: segunda-feira, 14 de junho de 2010 às 1:18 

Nenhum comentário:

Postar um comentário