Confira cinco tarefas que a SpaceX precisa cumprir antes de enviar gente à Lua, em 2018.
FLY ME TO THE MOONNa semana passada, a empresa americana SpaceX fez um anúncio surpreendente: enviaria duas pessoas numa viagem ao redor da Lua até o final de 2018. A questão é: dá tempo? A julgar pelos atrasos de cronograma da própria companhia, não. Confira a seguir cinco coisas que ainda precisam acontecer antes da histórica reconquista lunar.
O FOGUETEA missão depende totalmente do lançador Falcon Heavy. Mas tem um detalhe: nunca vimos esse foguete voar. Originalmente, Elon Musk prometeu o primeiro teste para 2013 ou 2014, mas até agora nada. Diz a SpaceX que ele será lançado pela primeira vez em meados deste ano. A ver.
A CÁPSULAA SpaceX também está concluindo o desenvolvimento de sua cápsula capaz de transportar astronautas, a Dragon V2. A ideia era realizar o primeiro voo com gente dentro em 2017. Mas, adivinhe só, atrasou. Diz a companhia que um voo de teste, sem astronautas, será feito em novembro, e o primeiro tripulado ocorrerá em maio de 2018. É um começo. Mas a viagem será só até a Estação Espacial Internacional.
ESCUDO TÉRMICOPor mais malucos que sejam os milionários que contrataram o voo, dificilmente eles embarcarão numa cápsula sem a certeza de que ela pode fazer o serviço: contornar a Lua e retornar à Terra — inteira. A velocidade de reentrada numa missão lunar é bem maior que de viagens à órbita terrestre baixa, e o escudo térmico da cápsula precisará aguentar o tranco. Um voo-teste antes da missão tripulada será necessário.
UM VOO LUNAR SEM GENTEO sistema de rádio da Dragon V2 foi projetado só para órbita terrestre baixa. Para ir até a Lua, será preciso substituir a antena principal por outra maior. E seria bom testá-la por lá antes de mandar gente.
NADA PODE DAR ERRADOPor fim, nada pode sair dos trilhos daqui para a frente. A SpaceX teve duas explosões nos últimos dois anos. Qualquer problema que ocorra entre hoje e o fim de 2018 certamente gerará novos atrasos e impedirá que a histórica missão lunar aconteça no prazo.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário