Eu sei o que você está pensando: isso é bizarro e nojento! Mas isso tem uma boa explicação. As missões Apollo trouxeram de volta um total de 382 kg de rochas lunares, poeira e amostras da superfície em seis missões separadas, entre 1969 e 1972. Isso equivale a sabe-se lá quantos quilos de cocô, para não mencionar o resto do lixo, como material velho como ferramentas, bolas de golfe, fotografias, máquinas fotográficas, um telescópio banhado a ouro e objetos simbólicos aleatórios.
Você pode dar uma espiada nas listas que mostram o que os astronautas abandonaram neste vídeo.
Há, no entanto, valor científico nas coisas deixadas para trás. Astrobiolólogos, por exemplo, têm esperanças em um dia poder inspecionar as fezes de meio século de idade para ver se elas sofreram alguma mutação genética durante o período no espaço. Até mesmo os equipamentos mais comuns deixados na superfície oferecem uma perspectiva única sobre como os diferentes materiais se comportam em ambientes extremos, como a Lua, onde as temperaturas oscilam entre -220 e 120 graus Celsius.
Que equipamentos são esses? Bem, há na verdade um site inteiro dedicado ao lixo na Lua. Eis uma lista dos itens mais interessantes e incomuns:
Mais de 70 naves espaciais
12 pares de botas
Lenços umedecidos usados
2 bolas de golfe
Um pedaço da missão Apollo 1, que devido a um acidente nunca foi lançada
Esta fotografia da família do astronauta Charlie Duke da Apollo 16:
E, sem querer ser repetitivo, mas já sendo: 96 sacos de cocô, xixi, e vômito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário