segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Origem do buquê de noiva

Curiosidade: Origem do buquê de noiva

O casamento é um dos eventos mais marcados por rituais e símbolos característicos que variam de acordo com a cultura e religião de cada país. Algumas tradições, entretanto, fazem parte do cerimonial em todo o mundo há séculos, como é o caso do buquê de flores, que é carregado pelas noivas desde a Idade Média.
Uma das explicações para a origem do buquê em festas de casamento está relacionada aos hábitos de higiene. No rigoroso inverno europeu, banhos eram raros e, sem sabonete e desodorante à disposição, o mau cheiro predominava em eventos e outros tipos de aglomeração.
O primeiro banho do ano era tomado após o inverno, em maio, e os casamentos eram marcados para logo após este período de higiene – acredita-se que é também por este motivo que maio é considerado o mês das noivas. Quando o casamento era realizado um pouco mais distante do mês de maio, as noivas carregavam flores perfumadas junto ao corpo para esconder o odor exalado pelas partes íntimas.
Há outra história para a origem da tradição do buquê, que diz que a peça era feita de ervas, grãos e alhos para afastar o mau-olhado. Era comum que a noiva fizesse a pé o trajeto até a igreja e, no caminho, recebesse flores e ervas como símbolo de boa sorte. Ao chegar a destino, havia se formado um buquê de todos os presentes recebidos.
Qualquer que seja a origem da tradição, o buquê é parte essencial do traje da noiva, e o momento em que a noiva o joga para ser disputado entre as convidadas solteiras é um dos mais aguardados da festa de casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário