sábado, 5 de janeiro de 2019

7 DITADORES QUE TIVERAM MORTES TERRÍVEIS


A palavra ditador assusta por si só. Mas as coisas pioram quando nos lembramos dos homens terríveis que já ocuparam essa posição. Um ditador é o governante que assume para si todos os poderes do Estado. Sem se submeter ao controle ou regulação de nenhum dos poderes que, geralmente, atuam numa democracia. O ditador acaba com todo e qualquer senso de democracia.
Para provar seu poder ou apenas para mostrar o quão desprezíveis podem ser, os ditadores cometem crueldades terríveis. Levam uma vida cheia de privilégios e regalias. E claro, são sempre muito bem escoltados, uma vez que eles se tornam o alvo de grande parte da população.
Confira agora alguns ditadores que tiveram mortes terríveis.

1 - Muammar Gaddafi

Muammar al-Gaddafi foi militar e ditador da Líbia. O homem entrou no poder em 1969, onde ficou até 2011, quando foi deposto pela Guerra Civil. O homem governou durante 40 anos, sempre favorecendo seus aliados. Usando sempre a força para combater seus opositores. O homem foi morto pela mão de milicianos e sua morte foi transmitida por todo mundo através de vídeos. O homem foi capturado pelos milicianos que os espancaram e desfilaram com seu corpo ferido. Posteriormente, o ditador também foi baleado.

2 - Saddam Hussein

Saddam Hussein foi presidente do Iraque de 1979 até o ano de 2005, quando foi deposto. O ditador não foi apenas deposto, mas também preso, condenado por crimes contra humanidade. Em especial pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos, em uma atitude de retaliação de uma tentativa de assassinato. Em 2006, Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento.

3 - César

Júlio César foi um líder militar e ditador romano. A morte do homem foi realmente muito trágica, principalmente para ele. Júlio foi morto à facadas por seus senadores, entre eles, levou uma de facada de Marco Júnio Bruto a quem Júlio tinha como filho. Ao todo o ditador foi golpeado 23 vezes.

4 -Mussolini

Benito Mussolini foi um político italiano e líder do Partido Nacional Fascista, ele é uma das principais figuras na criação do fascismo. O homem se tornou primeiro-ministro da Itália em 1922, e rapidamente foi obtendo mais e mais poder, até conseguir o poder supremo sobre o país, onde permaneceu até 1943. Depois disso, o homem foi capturado por milicianos que o executaram por meio de um pelotão de fuzilamento. Seu corpo ficou exposto, dependurado pelos pés durante alguns dias.

5 - Stalin

Stalin teve uma morte lenta e dolorosa. O político soviético tornou-se oficialmente um ditador em 1930, e permaneceu no poder até 1953. O ditador havia pedido que seus guardas não o incomodassem e então, foi para seu quarto. Os homens estranharam sua quietude e por isso, demoraram para checar se estava tudo bem. Quando chegaram ao quarto de Stalin, ele estava caído no chão, ensopado de urina e inconsciente. O homem chegou a ser socorrido, mas morreu 4 dias depois. A causa da morte foi uma hemorragia cerebral. No entanto, teorias de que ele morreu envenenado também surgiram.

6 - Maximilien Robespierre

Robespierre foi um dos nomes mais importantes da Revolução Francesa, mas teve uma trajetória contraditória. De início, sua imagem de defensor do povo lhe deu o título de "incorruptível". No entanto, sua caça aos opositores da revolução fizeram com que ele ficasse conhecido como "ditador sanguinário", já que condenava vários de seus inimigos à morte na guilhotina. O mesmo destino que teve, após assumir uma posição ainda mais dura em relação ao seu poder. Em 1793, Robespierre foi guilhotinado.

7 - Hitler

Hitler foi um dos maiores ditadores que já existiram. As teorias sobre sua morte são muitas, uma das mais críveis é a de que ele cometeu suicídio. Algumas dizem que em um bunker, ele teria ingerido cápsulas de cianureto, substância extremamente venenosa. Outra teoria diz que ele teria atirado em si mesmo. A forma ainda é um mistério.

7 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE WILLIAM SHAKESPEARE


William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. Ele é tido como o maior escritor do idioma inglês e o dramaturgo mais influente do mundo. Ele é o autor de uma das histórias de amor mais tristes que existem, e esse é um dos motivos pelos quais ele é tão popular.
Mas existem pessoas que acreditam que Shakespeare nem existiu realmente. Uma longa e antiga teoria diz que as obras do autor foram na verdade escritas por Edward De Vere, conde de Oxford. Isso é um fato que poucas pessoas podem saber, e listamos aqui mais alguns outros fatos sobre a vida desse escritor.

1 - Origem

William Shakespeare nasceu na cidade de Atrafford-upon-Avon, na região de Birmingham. Essa cidade tem apenas 23 mil habitantes e sendo a cidade do escritor, ela recebe anualmente milhares de turistas para visitar os lugares como a casa onde ele nasceu e a igreja onde ele foi batizado.

2 - Trabalhos

Shakespeare é considerado um dos maiores gênios da literatura. Ele escreveu 37 peças teatrais de vários gêneros. Foram ao todo 10 tragédias, 10 dramas e 17 comédias e além deles, 154 sonetos. As peças mais conhecidas são: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, Rei Lear, Júlio César, A Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão, Henrique V, A Tempestade, Muito Barulho por Nada e Péricles.

3 - Referências

Quem é acostumado a ler, ou mesmo em conversas com amigos, sabe que as pessoas costumam citar outras quando querem provar um ponto ou então ajudar em algum argumento. O escritor inglês é o autor mais citado em todo mundo, só perdendo para a bíblia.

4 - Dicionário

O trabalho de Shakespeare influenciou várias áreas. Sua influência na língua inglesa foi grande, tão grande que o Oxford English Dictionary atribui a ele cerca de 3000 palavras inglesas que são usadas na atualidade.

5 - Romeu e Julieta

Uma de suas obras mais famosas e conhecidas no mundo todo, pode não ter sido criada exclusivamente por ele. O grego Xenofote, o britânico William Paynter e o italiano Luigi do Porto também teriam criado histórias com um enredo bastante parecido. Mas o que pode ter inspirado os escritores deve ser um drama real na cidade de Veron.

6 - Shakespeare ou Shakspere

Na época do escritor, a ortografia inglesa não era estabelecida ainda, por isso o dramaturgo era chamado de Shaxspere, Shagspere, Shackespeare, Shake-Speare e Shakespeare. E não há registro da forma como escrevemos o nome dele hoje em dia. E talvez até a forma que escrevemos hoje seja a errada.

7 - Descendentes

Às vezes, podemos nos perguntar por onde estão os descendentes de William Shakespeare. Ele teve três filhos, mas a descendência do autor terminou com sua neta Elisabeth, em 1670.

7 REINOS ANTIGOS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA OUVIU FALAR

Desde que o mundo é mundo,civilizações surgiram e governaram partes dele. Quando pensamos em civilizações antigas as que vem primeiro em nossa mente são os romanos, chineses ou até mesmo os incas. Mas existem vários outros reinos que não sabemos muito sobre.
Várias civilizações tiveram um grande impacto na história do mundo e com sua riqueza natural, ou localização geográfica privilegiada, ou uma junção dos dois, elas conseguiram prosperar por séculos até desaparecerem. Listamos algumas delas aqui.

1 - Frígia

Essa civilização comandava um grande território, onde hoje é a Turquia, há cerca de 1200 a 700 a.C. O governante mais famoso dessa civilização é o Rei Midas, que morava na capital do reino chamada Gordion.

2 - Gandhara

Esse reino ficava onde hoje é o noroeste do Paquistão e Afeganistão. Ele é mais conhecido por sua arte budista que tem uma influência grega. Isso aconteceu como consequência de Alexandre, o Grande, ter conquistado a região em 327 a.C.

3 - Khotan

Esse era outro reino budista que teve seu poder baseado na sua localização estratégica, que era na Rota da Seda, no oeste da atual China. Ela prosperou por mil anos, até ser conquistada em 1006. Essa civilização tinha a estupa Rawak, que é um antigo santuário budista elevado quase três metros acima do deserto de Taklamakan.

4 - Chimú

Esse reino foi poderoso por cerca de 500 anos, até ser conquistado pelos incas por volta de 1470 d.C. Ele ficava onde atualmente é o norte do Peru. Sua capital era uma das maiores cidades pré-colombianas das Américas.

5 - Nri

Esse reino, também é conhecido como Igbo. Ele era situado onde hoje é a Nigéria e começou no século 10 d.C, até que foi derrotado pelos britânicos, em 1911. Essa escultura de bronze é um exemplo de como essa civilização trabalhava bem com metal.

6 - Kandy

Os governantes desse reino já tiveram seu poder sobre grande parte da ilha do Sri Lanka. Eles tinham que proteger uma relíquia, que era um dente de Buda, que ainda está abrigado em um templo na capital histórica. Ela era a sede dos reis do Sri Lanka desde o século XV, até ser derrubada pelos britânicos no século XIX.

7 - Sabá

Quem é mais conhecido desse reino é a rainha de Sabá que, segundo a bíblia, tinha uma rivalidade com o rei Salomão com relação à riqueza e ao poder. Os templos que eram dedicados ao deus da lua Almaqah, que eram SHeba e Bar'an, foram adorados por mais de mil anos e continuam até hoje no Iêmen.